Pages

Pages - Menu

sábado, 6 de agosto de 2011

Japoneses criam esperma com células-tronco

Cientistas japoneses anunciaram que conseguiram criar pela primeira vez espermatozóides funcionais a partir de células-tronco embrionárias de um rato, um avanço que poderá ajudar a combater a infertilidade masculina no futuro.

Os espermatozóides foram utilizados para fecundar óvulos e o resultado gerou "filhotes saudáveis, que cresceram e se tornaram ratos machos e fêmeas adultos plenamente férteis", explicou o estudo, realizado pelos especialistas japoneses e publicado na edição online da revista americana especializada Cell.

Esta tecnologia não poderá ser utilizada em seres humanos antes de uma década, explicou a equipe de cientistas da Universidade de Quioto.

No entanto, a experiência é animadora porque faz cair por terra aquilo que constituía um dos principais obstáculos da biologia: transformar células embrionárias em precursores de esperma, denominadas células germinativas primordiais, que poderão depois produzir espermatozóides saudáveis.

"Trata-se do primeiro estudo a relatar uma geração de células germinais plenamente funcionais a partir de células (tronco embrionárias)", reforçou o autor de estudo, Mitinori Saitou, professor do Departamento de Autonomia e Biologia Celular da Universidade de Quioto, em um e-mail enviado à AFP.

Os cientistas utilizaram em sua experiência ratos incapazes de produzir esperma normal e injetaram neles células-tronco derivadas de células germinais primordiais ou CPG.

Estas CPG "produziram esperma de aspecto normal, que em seguida foi utilizado para fecundar óvulos com sucesso", comentou o estudo.

A equipe de cientistas continuará a trabalhar nesta técnica e nos efeitos observados nas gerações sucessivas de ratos machos e fêmeas. Fonte: AFP

0 comentários:

Postar um comentário