Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Google leva tecnologia de exploração digital a comunidade ribeirinha do Amazonas

Em parceria com Fundação Amazonas Sustentável, o Google Maps lança nesta quarta-feira (17) na comunidade Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento do Rio Negro, a uma hora de barco de Manaus, a tecnologia que permite ao usuário a exploração digital da área por meio de fotos em 360 graus.



A tecnologia é descrita pelo Google de “uma experiência imersiva nas comunidades do rio Negro, na floresta amazônica”. A iniciativa é uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).



A primeira fase tem início nesta quarta-feira, com duração prevista de três semanas. As imagens do rio Negro serão capturadas por barcos com o trike acoplado - um triciclo com câmeras.



Este veículo, próprio para locais que não são acessíveis por carros, também será utilizado para mapear as comunidades da região.



Uma equipe composta por funcionários do Google e da FAS em uma ação educativa capacitará moradores das comunidades para operar o trike.



Depois da coleta, as imagens serão processadas e disponibilizadas aos usuários gratuitamente através do Street View.



"Esta parceria inédita com a Fundação Amazonas Sustentável vai tornar possível nosso projeto de treinar e preparar os moradores das comunidades para captar imagens da Amazônia," afirma Karin Tuxen-Bettman, líder do time de Geolocalização do Google.



"Assim que todas as imagens estiverem no ar, poderemos compartilhar a cultura e a beleza de locais da Amazônia com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Sem a visão, criatividade e dedicação dos nossos parceiros, esta empreitada não seria possível”, disse.



Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, acredita que proporcionar ao mundo essa experiência de um tour interativo dentro da Floresta Amazônica, destacando as peculiaridades da vida e cultura da população local, é mais do que apenas entretenimento.



“Isso assume um papel de extrema importância na conscientização sobre os desafios de conservação, desenvolvimento comunitário e sustentabilidade na Amazônia. Esperamos que esta iniciativa fomente outras parcerias que também possam unir a alta tecnologia com a sabedoria dos moradores da Floresta", afirma. FONTE: PORTAL A CRÍTICA

0 comentários:

Postar um comentário