Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Remédio para osteoporose é eficiente contra vírus da gripe

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong identificaram no pamidronato, droga utilizada para o tratamento da ostesosporose, a capacidade de combater também o vírus da gripe. De acordo com o estudo, publicado no Journal of Experimental Medicine, o medicamento seria eficiente no combate a diversas variedades do vírus, entre elas a gripe A e o H5N1, também conhecido como gripe aviária.

Atualmente, as drogas agem diretamente no vírus da gripe. Com o passar do tempo, porém, esses medicamentos se tornam ineficientes, uma vez que os vírus se adaptam às drogas, sofrendo mutações e criando resistência. O uso do pamidronato, no entanto, consegue resolver esse problema, já que ele tem ação direta no sistema imunológico do homem.

A droga é eficiente em aumentar o nível de células T gama/delta, que conseguem reconhecer as células que foram infectadas pelo vírus da gripe e, em seguida, matá-las. “A droga ativa e aumenta dramaticamente esse grupo de células-T”, diz Malik Peiris, microbiologista chefe da Universidade de Hong Kong e membro da equipe de pesquisadores.

Imunização humana — Para criar um ambiente real de pesquisa, os cientistas substituíram totalmente o sistema imunológico dos camundongos usados no estudo. “Eles receberam o sistema imunológico completo de uma pessoa, se tornando um modelo realista para o teste de vacinas e drogas”, diz Peiris. Em seguida, os animais foram divididos em três grupos e infectados com o vírus H1N1 (gripe suína), com o H5N1 e com o H9N2 (gripes aviárias).

Em todos os grupos, os camundongos que foram tratados com o pamidronato se recuperaram rapidamente, enquanto aqueles que não receberam tratamento morreram em poucos dias. De acordo com Peiris, o uso do medicamento poderá se tornar crítico durante pandemias, época em que a criação e a distribuição de vacinas não conseguem ser rápidos o suficiente. FONTE: VEJA ONLINE

0 comentários:

Postar um comentário