Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oito em cada dez manicures ignoram riscos da hepatite

Uma pesquisa feita na cidade de São Paulo com profissionais que atuam em salões de beleza revela que 81% das pessoas entrevistadas não estão devidamente protegidas contra a hepatite B, mesmo a vacina estando disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

O hospital estadual Emílio Ribas, faz um alerta ao principal grupo de risco: manicures e podólogos.

O estudo apresentou também outro dado alarmante: 59% das manicures responderam não saber que as três doses da vacina são oferecidas gratuitamente aos profissionais da sua classe em toda a rede pública de saúde. Apenas 19% dos entrevistados tinham tomado as três doses que protegem contra a hepatite B, que pode também colocar a saúde do cliente em risco.

Andréia Cristine Deneluz Schunck de Oliveira, enfermeira do Instituto Emílio Ribas e coordenadora do estudo, diz que a vacina deve ser o meio de prevenção imediato, seguido de cuidados imprescindíveis na rotina de trabalho das manicures.

- A vacina é o ponto de partida para a prevenção, mas o principal risco está na falta de cuidado dentro do salão de beleza.

O levantamento apontou que as profissionais não faziam esterilização adequada em seus instrumentos de trabalho e 74% não lavavam as mãos antes e depois de atender uma cliente.

- Dessa forma, elas colocam em risco a própria saúde e a de suas clientes.

Para a pesquisadora, a explicação para o descuido é reflexo da desinformação, pois 72% das profissionais desconheciam as formas de transmissão da doença.

- A falta de cuidado somada a omissão da vacina colaboram para o aumento de casos da doença.

Neste ano o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a hepatite B para a faixa etária de 20 a 24 anos. Os indivíduos pertencentes ao grupo de risco, manicures, podólogos, bombeiros, gestantes profissionais da saúde entre outros, podem e devem tomar a vacina gratuitamente, independente da idade. FONTE: R7

0 comentários:

Postar um comentário