Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DICA: Por que colocar o celular em modo de voo pode ser melhor do que o silencioso

Você está trabalhando, em uma reunião importante, conversando com amigos ou simplesmente não quer ser interrompido no momento. De repente, seu aparelho celular começa a apitar, vibrar e disparar o ringtone, ficando impossível manter a concentração com esses alertas que incomodam e o atraem a pegar o celular e verificar naquele instante o que está acontecendo.

Felizmente, não é difícil impedir tal situação de acontecer. Afinal, é para isso que existe o modo Silencioso ou, de uma maneira mais radical, o botão para desligar seu telefone. Mas outra função semelhante, que muitas vezes nem é utilizada por quem adquire um aparelho, pode servir como uma alternativa ainda melhor para conseguir paz e não precisar checar as chamadas ou mensagens recebidas a todo instante.

Trata-se do Airplane Mode (ou Modo de Voo, em tradução literal, pois o nome pode variar entre os modelos). O Baixaki explica abaixo como funciona e qual a utilidade dessa opção, que é capaz de deixá-lo mais confortável durante momentos que exigem o desligamento do celular.

Apertem os cintos - A função do Modo de Voo é bastante simples: cortar todos os sinais emitidos e recebidos pelo aparelho. Em outras palavras, ao ativá-lo, você não pode efetuar ou receber chamadas, acessar a internet, utilizar GPS ou compartilhar arquivos por Bluetooth.

Com o Modo de Voo, entretanto, ainda é possível desfrutar de diversas funções sem medo de causar panes ou algo similar. Você consegue escutar músicas, assistir a vídeos, tirar fotos, digitar textos e alterar configurações como despertador e calendário sem problemas, desde que nenhuma dessas atividades envolva ficar online ou em uma chamada telefônica.

Mas existem algumas turbulências nessa tecnologia. Infelizmente, essa opção não está disponível em todos os celulares, mas apenas em modelos recentes, como iPhones, modelos de BlackBerry e outros smartphones. Além disso, algumas companhias aéreas brasileiras e norte-americanas não permitem deixar o telefone ligado durante toda a viagem, mesmo que ele tenha suporte a essa função segura.

Ela foi criada originalmente apenas para permitir o uso de celulares durante voos sem causar nenhum problema durante o trajeto. Ou seja, as instruções passadas antes da decolagem procedem: é necessário desligar aparelhos portáteis e similares, pois eles podem causar interferências na comunicação entre o veículo e a torre que monitora todas as atividades dos aviões.

Se o seu aparelho suporta essa função, ativá-la vai depender do produto. Em modelos de BlackBerry, por exemplo, a opção é nomeada “Turn All Connections Off”, enquanto em outros produtos ele é rapidamente selecionável no mesmo menu do modo Silencioso. Já no iPhone ele está disponíveis em “Ajustes”, chamado de “Modo Avião”. Um ícone de uma aeronave surge no canto superior esquerdo do aparelho quando ele se encontra ativado.

Por sua eficácia e utilidade, seu uso ultrapassou os aeroportos e tornou-se uma boa chance de silenciar seu telefone sem inutilizá-lo.

Alternativa válida - Uma das funções que o Modo de Voo pode substituir é o modo Silencioso. Já bastante difundido e presente faz tempo nos portáteis, ele corta todo o som de chamadas e mensagens. Mesmo assim, você continua recebendo emails, mensagens e chamadas, que são avisadas com a tela piscando ou com a vibração do celular (que pode ser desativada).

A outra solução seria desligar totalmente o celular, ação que o inutiliza completamente. Além de não poder usá-lo como telefone, não é possível ouvir música, assistir a vídeos ou visualizar imagens que estejam na memória do produto.

Quando você está com amigos, por exemplo, e quer mostrar fotos de sua última viagem, o Modo de Voo faz com que você execute essa tarefa sem se preocupar com chamadas ou apitos do aparelho, demonstrando educação e foco na atividade que você está realizando.

Vale lembrar que, nos dias de hoje, a telefonia é apenas uma entre várias funções nos aparelhos mais modernos, que fazem tantas tarefas quanto um computador simples. Ter a capacidade de executar esses itens é essencial em alguns momentos e, com o Modo de Voo, cumprir isso se tornou ainda mais fácil. FONTE: TECMUNDO/BAIXAKI

0 comentários:

Postar um comentário