Pages

Pages - Menu

sábado, 21 de maio de 2011

Depois do turismo popular, é a vez da cerveja chegar ao espaço

De olho no potencial do turismo espacial, uma pequena fabricante de cerveja já anunciou que pretende lançar uma versão para ser degustada no espaço.

Mas para que o plano seja bem-sucedido, a cervejaria 4 Pines Brewing Company tem alguns problemas a resolver.

A primeira delas é que a língua incha um pouco em ambientes de microgravidade. A consequência nem um pouco agradável para os apreciadores da bebida é que esse inchaço provoca uma redução no paladar.

"Queremos ter uma bebida com gosto que seja suficiente forte para superar [esse aspecto]", explica Jason Held, engenheiro espacial envolvido com a cervejaria no desenvolvimento do produto, batizado de Vostok 4 Fines Stout --Vostok é o nome das primeiras naves russas tripuladas.

Posto à prova na Flórida, onde existe um simulador de voos em gravidade zero, o simples ato de se beber uma cerveja deparou com alguns entraves.

O teste mostrou que é possível consumir cerca de um litro de cerveja nas mesmas condições encontradas no espaço.

Mas manter a garrafa na boca e fazer com que a cerveja deslize do recipiente se revelaram um dos desafios do experimento --sem a gravidade terrestre, o líquido não desce da garrafa, mas permanece dentro dela.

A equipe envolvida no estudo ainda quebra a cabeça com outro item para que possa ser criada uma cerveja espacial parecida com a que conhecemos na Terra: o processo de se adicionar gases à bebida é quase impossível no espaço.

"Você pode ter uma cerveja sem espuma, mas o gosto dela não é tão bom. É somente mais um chá alcóolico", diz Held. "Não queremos fazer isso com os astronautas." FONTE: REUTERS LIFE!

0 comentários:

Postar um comentário