Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Príncipe William convida ex-sem-teto para casamento com Kate Middleton

Há quase um ano, ela estava desesperada, dividindo um abrigo com viciados em drogas enquanto se recuperava de um grave derrame. Mas, daqui a pouco mais de uma semana, Shozna vai ocupar um lugar ao lado da nobreza, celebridades de primeiro escalão e autoridades internacionais, tudo graças a um convite ao primeiro "casamento real do povo".

De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", o príncipe William e sua noiva Kate Middleton convidaram a ex-moradora de rua para a cerimônia na abadia de Westminster, depois de ela ter sido resgatada da miséria pelo Centrepoint, uma instituição de caridade da princesa Diana para moradores de rua.

William seguiu os passos da mãe e se tornou patrono da instituição em 2005, e, em 2009, passou uma noite de intenso inverno dormindo na rua pela conscientização da situação dos desabrigados.

Em uma festa beneficente no verão passado, ele ouviu Shozna, que atualmente tem 20 anos, contar a história de como se tornou uma sem teto após passar por uma grande cirurgia de coração e ter que enfrentar a perspectiva da vida nas ruas. William ficou tão comovido que quebrou o protocolo e a abraçou.

Shozna, que não tem seu sobrenome divulgado para proteger sua identidade, disse:

- Eu estou muito animada. Kate parece ter nascido para ser uma princesa e eu acho que ela parece tradicional e elegante. Eu quero dizer ao príncipe William: "Parabéns. Obrigada por me convidar e obrigada por fazer as pessoas se sentirem parte do mundo ao invés de se sentirem sozinhas".

Consequências de derrame dificultaram a vida de Shozna por vários meses
Criada em uma família muçulmana no leste de Londres, Shozna era muito estudiosa e planejava se tornar cabeleireira. Mas sua vida virou de cabeça para baixo no dia em que sofreu um derrame enquanto conversava normalmente com sua mãe. Esse derrame paralisou o lado direito de seu corpo e a deixou impossibilitada de falar.

Médicos do Royal London Hospital descobriram um buraco não diagnosticado anteriormente em seu coração. Ela passou dois meses no hospital antes de passar por uma cirurgia em sua válvula mitral.

Meses depois, após intensos tratamentos fonoaudiológicos e fisioterápicos, ela se viu desabrigada - apesar de não querer divulgar as razões que a levaram à essa situação.

Ela dormiu em casas de parentes em Londres por dois meses, mas no último verão europeu ela foi forçada a ocupar um lugar de emergência em um albergue para evitar viver nessa difícil situação. Depois de duas semanas, o Centrepoint lhe deu uma vaga em um abrigo que aloja 40 sem tetos. Ela recebeu a ajuda de um mentor e montou seu currículo, trabalhou para ganhar experiência e aprendeu a viver de forma independente pela primeira vez.

Na semana passada, Shozna se mudou para um apartamento do conselho e está tentando emprego em lojas de roupa com o objetivo de se tornar gerente de varejo.

- Quando vivi no albergue, aconteciam muitos incidentes - coisas ruins das quais eu não queria fazer parte. E eu não gostava de depender das outras pessoas. Eu queria fazer tudo para mim - afirma.

Apesar de ter que abrir mão de seu sonho, ela não se mostra abatida:

- O derrame afetou meu cérebro de forma que não posso mais retomar os estudos. E minha mão direita mostra que eu não posso mais ser cabeleireira. Mas eu quero trabalhar pesado e evoluir até me tornar gerente. O discurso para o príncipe William foi o meu primeiro discurso em público desde que eu perdi a fala. Eu o conheci um pouco antes, e ele tentou me confortar e dizer para eu não ficar nervosa. Depois que eu li o texto, ele me disse que era maravilhoso e que ele estava sensibilizado com a minha história. Ele me perguntou se poderia me abraçar. Eu me senti realmente completa - aquilo me deu confiança em mim mesma.

Ao se sentar entre os 1900 convidados para o casamento, Shozna vai estar vestindo um vestido tomara-que-caia vermelho e laranja, que custa 500 libras esterlinas e foi doado pela estilista de vestidos de noiva Raishma Islam, da equipe da estilista de Lady Di, Elizabeth Emanuel.

Preocupação de William com causas sociais reflete influência de Diana

Ao fazer deste o primeiro casamento real para o povo, o príncipe William está homenageando a memória de sua mãe. Seu porta-voz confirmou que outras pessoas carentes atendidas por ações de William também vão estar no casamento.

Representantes de todas as obras de caridade de William foram convidados para a cerimônia, enquanto Kate escolheu pessoas comuns de seu bairro, Berkshire, incluindo seu carteiro, comerciantes e o proprietário do pub local.

O porta-voz do Palácio de St. James completa:

- O príncipe William conheceu Shozna e a ouviu falar de forma impressionante em um evento público. Porque ela está na vanguarda do Centrepoint em meio a várias pessoas na mesma situação que ela, ela se destacou para ele.

Shozna vai à cerimônia acompanhada do executivo-chefe do Centrepoint, Seyi Obakin, e sua esposa.

- O príncipe William convidou pessoalmente Shozna após se sentir comovido por sua história pessoal. É uma honra para nós representar o Centrepoint neste casamento, e eu tenho certeza de que esta experiência vai nos acompanhar pelo resto de nossas vidas - disse Obakin. FONTE: O GLOBO

0 comentários:

Postar um comentário