Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Número de mortos passa dos 300 após tornados nos EUA

Os violentos tornados e tempestades que atingiram o sul e o centro dos Estados Unidos nos últimos dias deixaram 305 mortos, informaram as autoridades estaduais nesta quinta-feira (28).

"Temos 205 mortos no estado do Alabama, incluindo 36 em Tuscaloosa", disse um porta-voz dos serviços de emergência. As tempestades mataram ainda 34 pessoas no Tennessee, 33 no Mississippi, 12 no Arkansas, 14 na Geórgia, cinco na Virgínia, dois no Missouri e uma no Kentucky.

As autoridades estimam que o número total de óbitos será conhecido apenas em vários dias, no que é considerado o pior desastre causado por tornados nos EUA.

Em função da situação, o presidente Barack Obama anunciou que fará uma visita aos locais devastados nesta sexta-feira (29).

Os estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza.

A Casa Branca afirmou que Obama conversou nesta quinta com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o desastre.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam sido registrados desde sexta-feira (22) passada, sendo mais de 130 na quarta (27).

O Alabama foi varrido por duas linhas de tempestades e um tornado transformou em ruínas a cidade de Tuscaloosa, onde fica a Universidade do Alabama.

O prefeito de Tuscaloosa, Walter Maddox, disse à rede CNN que o tornado havia "obliterado quarteirões e mais quarteirões" da cidade. "Nossa infraestrutura foi absolutamente devastada", acrescentou. "Quando vejo este rastro de destruição, não sei como alguém conseguiu sobreviver. Há partes da cidade que não reconheço. É um momento trágico", lamentou Maddox.

Um tornado também causou muitos prejuízos na cidade de Birmingham, mas as autoridades ainda não sabem dimensionar o estrago.

"Este foi um evento muito sério e fatal, que atingiu nosso estado e ainda não terminou", alertou o governador do Alabama, Robert Brantley.

Assustados, os moradores de Birmingham tentavam calcular os danos na manhã desta quinta. Enquanto alguns agradeciam por ainda estarem vivos, outros choravam a perda de amigos e familiares. "Havia vigas de madeira caindo do céu", descreve o gerente de loja Jack Welch. "Pelo menos 30 casas foram destruídas" perto de seu estabelecimento.

Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 km de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica.

A onda de tornados está sendo considerada o pior desastre natural a atingir os EUA desde o furacão Katrina, em 2005. Em abril de 1974, morreram 310 pessoas na temporada de tornados no país.

O NWS lançou um raro alerta de "alto risco" para novos tornados, tempestades de granizo e enchentes para partes do Alabama, Geórgia e Mississippi. FONTE: AFP

0 comentários:

Postar um comentário