Pages

Pages - Menu

sábado, 5 de março de 2011

CEBIT 2011: Nova geração de celulares chega ao mercado 'padronizada'; diferença está nos detalhes

Eles têm câmera com resolução semelhante e flash. O tamanho é bem parecido. O sistema, quase sempre é Android (mas vem aí o Windows Phone 7). De resto, o de sempre: conexão Wi-Fi e 3G, tela sensível ao toque, GPS, processador veloz. E agora, qual você escolhe? O UOL Tecnologia conheceu alguns dos modelos mais novos do mercado na Cebit 2011, feira de tecnologia encerrada no sábado (5), na Alemanha, e mostra algumas dessas opções. A escolha, no entanto, não é simples e fica por conta do usuário.

Em meio à massa de smartphones que deve desembarcar no Brasil em breve, o consumidor tem de ficar atento ao uso que fará do aparelho. Quer um modelo básico, para acessar sites, se divertir tirando fotos, ouvir música? Fique atento aos smartphones mais populares (e baratos), que cumprem bem essa função. Entre eles, estão o HTC Desire e Wildire, da linha Sense, que usam sistema Android, do Google. Para quem gosta de integração com a Microsoft, há o HTC Trophy, que usa Windows Phone 7. Há também o Motorola Defy, com a vantagem do design reforçado para aguentar quedas e evitar riscos.

Quem precisa de um celular mais “imponente” e tem dinheiro para investir no que o mercado apelidou de "super smartphones", existem várias opções. O que mais impressiona, pela beleza e configuração, é o Xperia Arc. A Sony Ericsson caprichou no modelo, que usa o sistema mais atual do Google, o Android Gingerbread, e tem câmera com 8 megapixels.

Outro “superphone” é o Samsung Galaxy S II: apesar de bem grande, sua tela é uma das mais confortáveis para navegação e para assistir a vídeos e à TV digital. O melhor do aparelho é seu processador de dois núcleos produzido pela própria Samsung, que deixa o celular veloz -- e a concorrência bem para trás.

Tecladinho ou não? Nem sempre você se adapta à digitação em uma tela touch. Existe atualmente uma grande variedade de modelos que oferecem teclado QWERTY, deslizante ou não. Isso não significa, necessariamente, uma agilidade muito melhor na hora de escrever: é preciso tempo para se adaptar às teclas pequeninas.

Alguns modelos que apresentam teclado deslizante são: Nokia E7 (que tem a vantagem de deixar a tela com uma leve inclinação, melhorando sua visualização); BlackBerry Torch 9800, cujo teclado desliza pela parte menos larga do aparelho e mantém o design que é marca da fabricante.

Hors concours É aficionado por games? Ter um celular-console era o sonho de muitos jogadores, até que surgiu o Xperia Play, da Sony Ericsson. A qualidade da tela parajogos é incrível (O UOL Tecnologia “brincou” com o Fifa 11). Para deixar a experiência próxima ao PSP, há um gamepad, espécie de teclado com os controles usuais para jogos que desliza.

Outro aparelho que impressiona pela câmera com resolução profissional é o Nokia N8. São 12 megapixles, algo que encontramos em equipamento de fotografia profissionais. Outra vantagem é a saída HDMI, para quem quiser ver o resultado das fotos e vídeos em alta resolução em uma televisão de alta definição.

Linhas profissionais Empresas que procuram aparelhos para deixar os funcionários produtivos e conectados têm atenção especial de algumas fabricantes. O Motorola Pro, por exemplo, traz uma configuração básica para um smartphone (Android Froyo, câmera de 5 megapixels, processador de 1GHz), mas vem com segurança reforçada: os dados são “encriptados” antes do armazenamento em um cartão SD. Assim a empresa não se arrisca, caso o funcionário perca o aparelho.

Já a Sony Ericsson aposta em um aparelho semelhante em design ao X10 com o Xperia Pro. No entanto, com a vantagem de ter um teclado deslizante e utilizar o sistema operacional Android Gingerbread. FONTE: UOL Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário