Pages

Pages - Menu

domingo, 2 de janeiro de 2011

Forte terremoto atinge o Chile

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a região central do Chile neste domingo (2), segundo o USGS, Instituto Geofísico dos Estados Unidos. O tremor, segundo o órgão norte-americano, ocorreu a uma profundidade de 16,9 km, num ponto a 589 km de Santiago. Segundo o serviço sismológico da Universidade do Chile, no entanto, a intensidade foi de 6,5.

De acordo com as primeiras avaliações divulgadas pelo site da CNN do Chile, o terremoto teve duração de 1 minuto e 30 segundos e começou às 17h20 (18h20 no horário de Brasília). A polulação da área atingida é de 800 mil pessoas.

O site Emol, do Chile, informou que habitantes de Puerto Saavedra, na zona costeira de Araucanía, decidiram ir para as montanhas como uma precaução. O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) disse que se trata de um terremoto de intensidade moderada na escala de Mercalli e que foi percebido nas regiões de Bío-Bío, Maule O'Higgins.

Segundo dados fornecidos pelo órgão do governo, nas cidades de Concepción, Laja, San Rosendo, Chigwell, Constitución, Hualqui, San Pedro de la Paz e Talcahuano, o tremor teve uma magnitude de 5 graus. Já em Penco, Linares e Parral foi o grau 4, em Rancagua e Cauquenes de grau 3 e grau 2 em Talca.

Ainda não há informações sobre feridos. Também não foram registrados tsunamis nas áreas costeiras do país, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Em fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 de magnitude atingiu a região central do Chile, derrubou prédios e deixou pelo menos 802 mortos, 500 feridos (100 deles em estado grave) e 19 desaparecidos, além de 2 milhões de desalojados. Foram identificados 497 dos mortos. Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário