Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cartão do aluguel deverá substituir o fiador e reduzir seguro-fiança

O objetivo na criação do cartão aluguel é a mudança nos acordos imobiliários, com a extinção do fiador e da burocracia no processo de locação, segundo Alexandre Tavares advogado da Associação Brasileira dos Mutuários de Habitação.

- Há uma tendência de que o cartão aluguel venha substituir o fiador. Deve ocorrer também uma padronização no tempo de contrato, se ajustando aos 12 meses garantidos pela Caixa.

Entretanto, o consumidor deve ficar atento aos juros, que podem elevar as dívidas feitas com o cartão. No caso do crédito rotativo e de inadimplência nas parcelas dos aluguéis, eles podem ultrapassar os 10% ao mês.

- É preciso entender que é um crédito como outro qualquer, sobre o qual incide juros, taxas e multas.

Expectativa - Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), Paulo Tavares,o cartão aluguel pode forçar ainda a diminuição no preço do seguro-fiança.

O processo de locação através do Cartão Aluguel será realizado em uma das imobiliárias credenciadas pela Caixa. Após a assinatura do contrato, o banco garante à imobiliária o recebimento dos aluguéis não pagos, de até 12 parcelas.

Neste período, caso o inquilino deixe de pagar por dois meses seguidos, o banco informa à imobiliária para que ela possa abrir o processo de despejo. Caso a decisão da Justiça saia antes de 12 meses, ou ao fim desse período, a imobiliária recebe os meses em aberto da CEF, que passa a ser credora do inquilino. Fonte: HOJE EM DIA

0 comentários:

Postar um comentário