Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EUA descumprem acordo com Brasil sobre carne suína

Os Estados Unidos ficaram vulneráveis a retaliações comerciais pelo Brasil. Em reunião de avaliação do acordo pelo qual o governo brasileiro suspendeu as sanções sobre bens e patentes americanos, a Representação do Comércio e o Departamento de Agricultura informaram à delegação brasileira que não foi possível cumprir a promessa de liberar a importação de carne suína de Santa Catarina.

Porém, mostraram disposição para contornar a situação nos próximos dias. Os ministros da Camex (Câmara de Comércio Exterior) têm reunião em 17 de novembro, mas podem determinar as retaliações por teleconferência a qualquer momento. O embaixador em Genebra e chefe da delegação brasileira na reunião de ontem, Roberto Azevêdo, comentou a situação.

- Há uma circunstância política e um acordo bilateral a ser cumprido. Quanto mais vaga for a posição dos EUA [sobre a carne suína], maior será o incentivo para que o Brasil decida-se contra os interesses americanos.

A decisão americana gerou um problema sério para a continuidade do acordo, firmado em junho com o objetivo de suspender as retaliações do Brasil.

O direito de sancionar os EUA fora conquistado pelo país na OMC (Organização Mundial do Comércio) após oito anos de controvérsia sobre os subsídios do governo americano ao setor de algodão.

Além de duas questões exclusivas ao caso do algodão, os EUA assumiram os compromissos de certificar Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação e de estender esse status à Região Centro-Oeste. Fonte: AGÊNCIA ESTADO

0 comentários:

Postar um comentário