Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Indonésia tenta afastar jovens do terrorismo com história em quadrinhos

A Indonésia pretende afastar seus jovens do terrorismo com uma polêmica história em quadrinhos que narra a vida de um dos fundamentalistas que participaram dos sangrentos atentados de Bali, em 2002, e agora cumpre uma pena de prisão perpétua depois de ter se arrependido.

Ketika Nurani Bicara (Quando Fala a Consciência, em tradução livre) será lançada em setembro em Jacarta, coincidindo com o Idul Fitri, a festa que fecha o Ramadã, o mês santo de jejum para os muçulmanos. Dhyah Madya Ruth, presidente da Lazuardi Birru, a ONG por trás da iniciativa disse que quer divulgar a mensagem o máximo possível ao Jakarta Globe.

- Não buscamos os lucros, mas divulgar nossa mensagem o máximo possível. Todos e cada um de nós precisamos aprender com a história. Os jovens gostam de história em quadrinhos. Um romance gráfico é um meio para que nossa mensagem chegue a eles muito mais facilmente.

Os quadrinhos contam a tragédia dos atentados de Bali, os mais mortíferos perpetrados pelo islamismo radical no mundo todo desde o 11 de setembro, com 202 mortos, através das vivências de um de seus tristes protagonistas: Ali Imron, o único terrorista suicida que sobreviveu.

A história começa com os preparativos para o massacre e descreve a progressiva imersão de Imron no radicalismo fundamentalista da Jemaah Islamiya, o braço regional da Al Qaeda no Sudeste Asiático.

Depois detalha o massacre e termina com a detenção, julgamento e sentença de Imron e seus companheiros terroristas, três deles condenados à morte. Durante a história em quadrinhos, o protagonista repete uma frase que disse durante seu julgamento.

- Desde o momento em que me instruíram para levar as bombas ao consulado dos Estados Unidos, ao café Paddy e ao Sari Club, tive dúvidas em meu coração. Isto é realmente a guerra santa? Representamos Ali [Imron] como um homem que lamenta amargamente suas ações depois de cometê-las.

Além disso, a história em quadrinhos mostra os devastadores efeitos do atentado nas vidas de pessoas normais, como Agus Bambang, um muçulmano de Bali que ajudou a resgatar as vítimas, e Hayati Eka Laksmi, uma indonésia muçulmana que perdeu seu marido na tragédia e foi obrigada a criar seus filhos sozinha.

- Escolhemos os atentados de Bali, porque sabemos que esta história tem muitas facetas diferentes a serem relatadas.

A história em quadrinhos, dirigida a jovens de entre 14 e 20 anos, precisou de quase um ano de investigação, entre entrevistas com vítimas e especialistas em terrorismo e a leitura de relatórios sobre o atentado, e conta com a permissão de Imron.

A editora decidiu publicar apenas 10 mil exemplares na primeira edição, dos quais 8.000 serão distribuídos gratuitamente em colégios e bibliotecas públicas, enquanto o restante será vendido em livrarias por R$ 7 (US$ 4).

Além disso, a ONG publicará em seu site uma versão para e-book da história em quadrinhos. A Indonésia sofreu cinco grandes atentados de origem islâmica desde 2002, o último, que aconteceu em 17 de julho de 2009, em dois hotéis de luxo em Jacarta, que matou nove pessoas. EFE

0 comentários:

Postar um comentário