Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 22 de março de 2010

Lula admite que Rio é perigoso e convida participantes de Fórum Urbano a visitar favelas

Durante o seu discurso no 5º Fórum Urbano Mundial, que está sendo realizado no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou elogios ao Rio de Janeiro mas, ao mesmo tempo, admitiu que a cidade é perigosa. Ele convidou todas as autoridades internacionais presentes ao evento que conheçam a capital carioca mas fez um alerta.

- Não se embrenhem por locais que vocês não conheçam. Temos notícias de que morre alguém no Rio, não negamos que há violência. Mas procurem ir nas melhores praias, ver as melhores paisagens. O povo do Rio é o mais alegre, mais cortês do Brasil

Ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Lula disse que os desmandos dos administradores do século 20 transformaram várias cidades em grandes favelas mas que é possível construir novas políticas urbanas sem ficar criticando o que ocorreu antes.

Segundo Lula, houve um tempo no Brasil em que não era prudente fazer investimentos para resolver problemas crônicos no país.

- Saneamento básico, nem pensar. Instalar tubo debaixo da terra para carregar esgoto não dava para botar o nome da mãe, da avó. Não dava propaganda eleitoral. O importante era construir viaduto e colocar o nome do pai, da mãe, da avó. Isso era um pequenês de muita gente. Para o governo ter uma imagem digna, não tem que construir ponte e, sim, permitir que uma criança, em vez de pisar em esgoto a céu aberto, possa andar descalça na rua. A coisa mais barata e mais simples de se fazer é cuidar da parte pobre da população.

O presidente também falou sobre investimentos na área do campo e voltou a cutucar a imprensa.

- A imprensa não vê ou não enxerga mas hoje está havendo um êxodo ao contrário. As pessoas estão deixando as cidades e voltando para o campo por causa de uma grande política de financiamento da agricultura familiar. Levamos energia elétrica para 12 milhões de pessoas que vivem no campo

Lula voltou a criticar os antigos governantes ao afirmar que, em outros tempos, muitos falavam que não dava para fazer nada se a economia não crescesse.

- Estamos provando que dá para promover o crescimento econômico juntamente com uma grande distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida. R7

0 comentários:

Postar um comentário