Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 25 de março de 2010

FIDAE 2010: Esquadrilha da Fumaça atravessa a cordilheira e chega ao Chile

Para participar da Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço, FIDAE 2010, em Santiago do Chile, a Esquadrilha da Fumaça precisou transpor (23/03), um imponente obstáculo: a maior cadeia de montanhas do mundo, a Cordilheira dos Andes, que se estende por cerca de 8 mil quilômetros com picos de mais de 6 mil metros de altura. Oito aeronaves da esquadrilha e o avião de apoio, um C-105 Amazonas fizeram o trajeto entre Mendoza, na Argentina, e Santiago do Chile, em pouco mais de uma hora. Mas a viagem teve muita emoção.

Um desafio para os T-27 Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. Os picos altos e irregulares da cordilheira exigem total atenção dos aviadores. O vento, que forma turbulências ao percorrer o perfil das montanhas também oferece risco. Mas a paisagem formada pelas altas montanhas com seus picos nevados e os lagos formados pelo degelo compõe um cenário arrebatador. “Eu já tive a oportunidade de fazer essa travessia em outras ocasiões, mas nunca como líder. Foi um prazer muito grande apesar da responsabilidade de ter sete aeronaves sob a minha liderança em uma área que requer tanta atenção”, afirma o comandante da Fumaça, Tenente-Coronel José Aguinaldo de Moura.

A esquadrilha da Fumaça vai se apresentar quatro vezes para o público presente à FIDAE 2010. A feira realizada na capital chilena é considerada o maior evento de aviação da América Latina. FAB

0 comentários:

Postar um comentário