Pages

Pages - Menu

domingo, 7 de março de 2010

É HOJE: Oscar traz embate entre cinema milionário e independente

"Guerra ao Terror" e "Avatar", filmes que retratam o conflito no Iraque e uma batalha em 3D na fictícia Pandora, respectivamente, concorrem cada um em nove categorias do Oscar, que será entregue na noite de hoje, a partir das 22h (horário de Brasília), em Los Angeles (EUA).

Além dos dois longas - o primeiro de baixo orçamento, e o segundo o mais rentável da história do cinema-, há outras oito produções competindo pelo prêmio principal, o de melhor filme, uma novidade que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolveu resgatar dos anos 40.

Na lista dos dez filmes da categoria, há até um filme de animação, "Up - Altas Aventuras", uma ficção científica, "Distrito 9", e dois dramalhões, "Preciosa - Uma História de Esperança" e "Um Sonho Possível", todos filmes que, em geral, haviam caído no gosto do público antes mesmo das indicações.

Como esperado, a medida da Academia de aumentar de cinco para dez os indicados teve efeito imediato nas bilheterias dos EUA e do Brasil, nas semanas que antecederam a cerimônia, ajudando a alavancar uma indústria que tenta se adequar aos novos tempos.

James Cameron ("Avatar") e Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror") também disputam o prêmio de melhor direção, ao lado de Quentin Tarantino, Lee Daniels e Jason Reitman.

Muito além de uma contenda entre ex-marido e ex-mulher, Cameron e Bigelow marcam um embate pela forma de fazer cinema nos dias de hoje, como escreve o cineasta Walter Salles em artigo na Ilustrada, exclusivo para assinantes. "Talvez o Oscar mais emblemático dos últimos dez anos", diz o diretor. FOLHA ONLINE

0 comentários:

Postar um comentário