Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 11 de março de 2010

Chile sofre novo terremoto

Flagrante da hora em que ocorreu o tremor durante posse de Sebastián Piñera

As cerca de 1.200 pessoas que participaram da posse do novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, tiveram de se retirar do prédio do Congresso chileno nesta quinta-feira (11), depois da cerimônia, por conta do alerta de tsunami na região.

A saída do prédio ocorreu sem transtornos e em calma. Pelos altofalantes, um funcionário comandava a retirada.

O presidente Sebastián Piñera disse que a cidade de Rancagua, a 90 km de Santiago, sofreu "danos significativos" depois dos três fortes tremores secundários que abalaram o Chile no fim desta manhã e pouco antes de sua posse.

Os tremores ocorreram 12 dias depois de um abalo de magnitude 8,8 ter destruído regiões do país e matado ao menos 802 pessoas. A Marinha do país emitiu um alerta de tsunami (ondas gigantes) para a costa.

Piñera também decretou zona de catástrofe na região de Libertador O'Higgins, onde ocorreram os tremores. Não há informações sobre mortes.

Dois dos tremores aconteceram poucos minutos antes do início da cerimônia de posse de Piñera, e um deles foi durante a cerimõnia, realizada cidade portuária de Valparaíso, onde fica o Congresso, e vizinha ao balneário de Viña del Mar.

O alerta de tsunami foi dado e vale para a região de Valparaíso. O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) pediu que a saída das pessoas da costa seja feita "com calma". A rádio Bio-Bio informou que a retirada da população das cidades costeiras já começou e estava sendo feita com calma, sem incidentes.

O primeiro abalo ocorreu às 11h39 locais (mesmo horário de Brasiília) e foi avaliado em magnitude 7,2, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O epicentro localizou-se em O'Higgins, a 10 km de profundidade, e a 124 km a oeste-sudoeste da capital.

Ele foi seguido 16 minutos depois por outro tremor, na mesma região, de magnitude 6,9. Às 12h06, um terceiro abalo, de magnitude 6, foi registrado na mesma região. AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

0 comentários:

Postar um comentário