Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 15 de março de 2010

Atletismo do Brasil iguala melhores marcas em grandes torneios

As medalhas de ouro e bronze conquistadas por Fabiana Murer e Keila Costa no Mundial Indoor de Atletismo de Doha, no Qatar, renderam o melhor desempenho dos atletas brasileiros nas maiores competições da modalidade em 23 anos.

Se levados em consideração os torneios mais importantes do atletismo - os Mundiais Indoor e Outdoor, além dos Jogos Olímpicos -, o Brasil chegou à sua melhor marca desde 1987. Na ocasião, Zequinha Barbosa levou o ouro nos 800 m e Robson Caetano ficou com o bronze nos 200 m no Mundial Indoor de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Marca igual só foi alcançada nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia, em 1952, quando Adhemar Ferreira da Silva conquistou o ouro no salto triplo e José Telles da Conceição ficou em terceiro no salto em altura.

Desde os feitos em Indianápolis, apenas Maurren Maggi havia conseguido ganhar um ouro nos torneios de maior importância. A vitória aconteceu na prova de salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, sendo a única premiação do atletismo nacional nessa edição das olimpíadas.

Em número de medalhas, entretanto, o melhor desempenho dos brasileiros aconteceu no Mundial de 1999, quando o país somou três, sendo duas de prata (Claudinei Quirino, nos 200 m e Sanderlei Parrela, nos 400 m) além de um bronze, conquistado pelo revezamento 4 x 100 m.

Apesar da boa notícia com as duas medalhas em Doha, esse desempenho do Brasil não era esperado. Fabiana Murer está em um bom momento e alcançou inclusive seu melhor resultado neste ano (4,82 m), mas contou com o desempenho ruim de Yelena Isinbayeva, que surpreendeu a própria Fabiana. Já Keila Costa não era considerada uma das chances de medalha. UOL ESPORTE

0 comentários:

Postar um comentário