Pages

Pages - Menu

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uma cola para grudar ossos

Cientistas anunciaram nesta terça-feira (18), durante a American Chemical Society Conference, em Washington, a descoberta de um novo material que pode ajudar na recuperação de ossos esmigalhados. Trata-se de um adesivo capaz de juntar com eficácia pequenos fragmentos de ossos. A nova cola foi inspirada em minúsculos vermes aquáticos, conhecidos como sandclastle, algo como castelo de areia.

O pesquisador Russell Stewart, da Universidade de Utah, afirma que descobrir uma cola realmente capaz de se fixar em ossos e superfícies molhados sempre foi um desafio. Por isso, ele teve como inspiração para seu invento a “tecnologia” do verme aquático, que constrói sua casa em forma de tubo no fundo do oceano usando grãos de areia e pedaços de cascas. O animal cimenta esse material peça por peça, como se fossem tijolos unidos por argamassa.

O biólogo Jeffrey Karp observa que a descoberta ainda precisa de alguns ajustes."A ideia de se formar uma cola na presença de sangue pode ser muito diferente do que fazem no mar ou em laboratórios", diz ele. Mas ele acredita que a pesquisa já é um bom começo. "Acho que o estudo é realmente interessante, é uma abordagem nova”, diz. ÉPOCA

0 comentários:

Postar um comentário