Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Morre o guitarrista Les Paul, um dos criadores da guitarra elétrica

Morreu nesta quinta-feira, aos 94 anos, o músico Les Paul, um dos criadores da guitarra elétrica. Segundo seu agente, o guitarrista morreu na cidade de White Plains, em Nova York, "em consequência de complicações de uma severa pneumonia".

De acordo com a fabricante de guitarras Gibson, Paul morreu ao lado de seus amigos e familiares. Ele foi um dos pioneiros da técnica de gravação em múltiplos canais, o que revolucionou os métodos de produção musical, além de ter assinado uma das mais célebres linhas de guitarra. Paul era considerado um dos músicos mais influentes do século XX.

Ele nasceu em Wisconsin no ano de 1915 e começou sua carreira como músico em Chicago. Aos 13 anos, infeliz com o som produzido pelo seu violão, o inventor decidiu descobrir um meio para amplificar o som do instrumento. A primeira tentativa foi colocar um captador de som de um telefone sob as cordas, o que não produziu o efeito desejado. Um ano depois, obteve resultados melhores colocando uma agulha de fonógrafo sob as seis cordas do violão.

Entre 1940 e 1941, o Paul criou um violão de madeira maciça quadrado, com captadores e cordas de aço, chamado de 'O tronco', na mesma época em que Leo Fender e Adolph Rickenbacker desenvolviam técnicas similares.

Como músico, algumas de suas canções mais famosas foram How High The Moon e The World Is Waiting For The Sunrise, em parceria com sua mulher, a cantora Mary Ford, durante as décadas de 50 e 60.

"Ele foi um dos seres humanos mais brilhantes que eu já conheci", escreveu Slash, ex-guitarrista do Guns N' Roses, sobre Paul em seu perfil no Twitter. VEJA

0 comentários:

Postar um comentário