Pages

Pages - Menu

domingo, 16 de agosto de 2009

Chocolate pode reduzir mortalidade após infarto

Comer chocolate, pelo menos duas vezes por semana, reduz em um terço o risco de mortalidade cardiovascular quando a pessoa já sofreu ataque cardíaco. A confirmação é de um estudo sueco, que acaba de ser publicado no Journal of Internal Medicine, que comparou os pacientes que consumiam aos que não consumiam o doce.

"O chocolate está muito associado a uma redução da mortalidade cardíaca em pessoas - não diabéticas - que tenham sobrevivido a um infarto", descreve o estudo. E esta correlação benéfica depende da dose, ou seja, aumenta com a quantidade ingerida.

Foram analisados 1.169 homens e mulheres suecos não diabéticos, com idades entre 45 e 70 anos, e que sofreram infarto no início dos anos 1990. Todos foram submetidos a um acompanhamento de oito anos depois da hospitalização. Antes de receber alta, os pacientes foram interrogados sobre a frequência de seu consumo de chocolate ao leite (cotidiano, semanal e mensal) e sobre a quantidade consumida durante os últimos doze meses. Levou-se em consideração outros critérios, como o consumo de álcool e de tabaco, além de obesidade, para que os resultados não fossem comprometidos.

De olho no cacau - As virtudes do cacau já eram conhecidas por seus efeitos benéficos sobre a tensão arterial e a fluidez sanguínea. Os antioxidantes (flavonoides) podem ser os responsáveis, segundo estudiosos. Portanto, eles ressalvam a importância de se verificar a porcentagem de cacau presente no chocolate a ser consumido - quanto maior a quantidade, maiores os benefícios.

Ainda que reconhecendo seus méritos, os médicos alertam, é claro, que o uso abusivo da guloseima pode provocar problemas de excesso de peso. "Incentivo, no entanto, aqueles que buscam uma saúde melhor que pensem no chocolate em quantidades pequenas", sugere Kenneth Mukamal, co-autor do estudo. FRANCE PRESSE

0 comentários:

Postar um comentário