Pages

Pages - Menu

terça-feira, 25 de agosto de 2009

'Voando baixo': Carro a vapor bate recorde de velocidade

Charles Burnett III, piloto e financiador do projeto do veículo britânico posa ao lado do carro após bater o recorde no Deserto de Mojave, na Califórnia

Em sua terceira tentativa, a equipe britânica conseguiu nesta terça-feira (25) bater o recorde mundial de velocidade de um veículo a vapor em solo, estabelecido há mais de cem anos. O veículo movido a vapor de 7,6 metros alcançou 139,843 mph (225 km/h no terreno que faz parte de uma base militar da Força Aérea dos Estados Unidos no Deserto de Mojave, na Califórnia (EUA).

O desempenho superou uma marca de 204 km/h obtida há 103 anos pelo norte-americano Fred Marriot com um carro movido a vapor em Daytona Beach.

O veículo tem motor a vapor e mede 7,6 metros de comprimento e três toneladas de peso. Já ganhou o apelido de "a chaleira mais rápida do mundo".

A equipe britânica havia conseguido bater o recorde mundial na tentativa anterior, há duas semanas, alcançando 210 km/h. Mas a marca não foi homologada por que nenhum técnico da Federação Internacional de Automobilismo estava presente. Na última sexta-feira (21), um problema técnico impediu o carro de conseguir uma boa velocidade.

Após conseguir a façanha, o piloto do veículo, Charles Burnett III, comemorou o novo recorde posando ao lado da máquina. G1

0 comentários:

Postar um comentário