Pages

Pages - Menu

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ipanema e Leblon ganharão internet sem fio gratuita no Rio

Os bairros de Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, terão acesso à internet sem fio gratuita em toda a orla até o fim do primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada pelo sub-secretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Oscar Lagun, nesta quinta-feira (16), durante o Digital Cities 2009 - 2º Seminário Nacional de Cidades Digitais. O evento, que debate as políticas públicas de tecnologia da informação no país, é realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.


O processo faz parte da ampliação do projeto Orla Digital, iniciado em julho de 2008 no bairro vizinho de Copacabana, e será realizada nos mesmos moldes do que já está disponível em toda a extensão da Avenida Atlântica. "Serão 20 pontos de acesso espalhados ao longo das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, com conexão WiFi utilizando a frequência livre de 2,4 GHz", explica o professor da COPPE/UFRJ Luis Felipe de Moraes, coordenador técnico do projeto Orla Digital.


Os moradores da Cidade de Deus, comunidade localizada na Zona Oeste carioca, também estarão conectados gratuitamente em rede wireless, numa extensão do que acontece há um mês no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul.

Outra comunidade da Zona Sul, a Rocinha, também está nos planos de inclusão digital do governo do estado, assim como a Baixada Fluminense. "Provavelmente, até junho ou julho, o acesso à internet sem fio gratuita deve chegar à Baixada, mas ainda depende de licitação. E já estamos iniciando os estudos para entrarmos na Rocinha", afirma Lagun. G1

0 comentários:

Postar um comentário